sexta-feira, 4 de março de 2011

Edgar Allan Poe

Os contos de Edgar Allan Poe são enigmáticos, obscuros, macabros. Assassinatos a sangue frio, maldições, atos misteriosos, são os assuntos mais tratados em suas obras, chegando a ser assustador. Eu particurlamente não gostei de sua escrita, e seus contos foram terríveis para o meu gosto. Resolvi lê-las pois dois livros de que gostei,  "A menina que não sabia ler" e "A sombra do vento" dizem ter o mesmo estilo do autor. Concordo em relação ao primeiro, mas o outro não é tão fúnebre assim.

Li um livro reunindo os principais contos do autor, "Assassinato na Rua Morgue e outras histórias". Devo ter lido uns 15 contos, porém só gostei de  "Assassinato na Rua Morgue", que envolvia mistério e foi surpreendente. Já os outros, como já disse, macabro demais. Outra coisa foi a linguagem, muito difícil para o meu gosto. Tive que ler certos trechos varias vezes para entender.Acredito que aqueles que gostam de literatura gótica, tristeza e tragédia deveriam ler os contos de Edgar Allan Poe, mas almas mas sensíveis e aqueles que gostam de finais felizes, não aconselho.
 
Se quiserem saber mais sobre seu estilo de escrita, dêem uma lida abaixo


Gêneros de Edgar Allan Poe

As obras mais conhecidas de Poe são góticas, um gênero que ele seguiu para satisfazer o gosto do público. Seus temas mais recorrentes lidam com questões da morte, incluindo sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por tapocrifção, a reanimação dos mortos e oluto. Muitas das suas obras são geralmente consideradas partes do gênero do romantismo negro, uma reação literária ao transcendentalismo , do qual Poe fortemente não gostava. Além do horror, Poe também escreveu sátiras, contos de humor e hoaxes. Para efeito cômico, ele usou a ironia e a extravagância do ridículo, muitas vezes na tentativa de liberar o leitor da conformidade cultural. De fato, "Metzengerstein", a primeira história que Poe publicou, e sua primeira incursão em terror, foi originalmente concebida como uma paródia satirizando o gênero popular. Poe também reinventou a ficção cientifica, respondendo na sua escrita às tecnologias emergentes como balões de ar quente  em "The Balloon-Hoax".

Poe escreveu muito de seu trabalho usando temas especificamente oferecidos para os gostos do mercado em massa. Para esse fim, sua ficção incluiu muitas vezes elementos da popular pseudociencia, como frenologia e fisiognomia.

  http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Allan_Poe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails