sábado, 9 de julho de 2011

Incidente em Antares- Érico Veríssimo

"Incidente em Antares" é fantástico, nunca havia pego um livro que fosse tão divertido a ponto de eu gargalhar durante minha  leitura. E olha que o li  só por causa é indicado pelo vestibular que vou prestar este ano...

O livro é dividido em duas partes, a primeira denonimada "Antares", revela a fundação desta cidade situada no Rio Grande do Sul pelos Vacarianos e a inimizade, mais tarde, desta família pela família Campolargo. Todo o enredo se passa entre os anos 30  e 60 destacando,  através dos olhos irônicos e cômicos do Coronel Tibério Vacariano,  fatos da política nacional como as revoluções gauchas, os governos de Júlio Prestes , Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart até a ditadura. 

Pode-se dizer que a segunda parte, denominada"O Incidente" é ainda mais divertida. Uma greve geral na cidade, da qual os coveiros também participam, faz com que 7 defuntos saiam de seus caixões para atormentar a cidade até serem sepultados. Isso causa um alvoroço imenso, ainda mais quando os defuntos resolvem contar todos os podres dos cidadãos de Antares em praça pública, literalmente, já que não têm mais a obrigação de se portar 

"Incidente em Antares" é muito mais que apenas uma história, é uma crítica a  essa sociedade hipócrita e muitas vezes rídicula em que vivemos. Escrito em 1971, achei interessante o fato da maioria das questões abordadas  se repetirem ao nosso redor até hoje, como a corrupção politica e  a  "operação borracha". A obra é realmente muito boa e interessante, e vale a pena ser lida por todos os brasileiros.

OBS: Virou minissérie da Globo em 1994. Segundo fontes confiáveis, minha irmã,  a minissérie possui pequenas diferenças do livro.

Um comentário:

  1. ESSE EXCEPCIONAL LIVRO INICIOU-ME NA LITERATURA BRASILEIRA,EU AMEI LER INCIDENTE EM ANTARES, UNIU MINHAS DUAS PAIXÕES HISTÓRIA E LITERATURA.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails