sábado, 10 de setembro de 2011

Desventuras em série

"Desventuras em série" é uma coleção  livros escritos por Daniel Handler, com o  heterônimo* de  Lemony Snicket. Os livros contam as desventuras, como o próprio nome já diz, de três orfãos Baudelaire : Violet, Claus e Sunny. Depois dos pais morrerem em um incêndio, os três são mandados para a casa do tio, Conde Olaf, um homem maldoso e violento, que inferniza a vida deles atrás da fortuna deixada pelos pais. Mas cada um deles possui uma cacaracteristica que pode ajudar nas situações dificeis: Violet sabe tudo de mecânica, Claus adora livros e Sunny é otima em morder... Além disso a união dos orfãos sempre os salva em situações difíceis, afinal a união faz a força.

Composto de 13 livros, a série possui  um linguagem muito  infantil e repetitiva, que incomoda as vezes. Mas vale lembrar que ela foi feita para crianças, então não se pode reclamar. Eu que estou lendo algo que não é para minha idade! Mas as
histórias possuem um tom de mistério e são muito criativas, além dos personagens serem bem caracterizados e descritos. Eu li apenas os dois primeiros da série, não sei quase nada da história, mas acho que vale a pena ser lido.

A coleção completa:
  1. Mau começo
  2. A sala dos repteis
  3. O lago das sanguessugas
  4. Serraria Baixo-Astral
  5. Inferno no colegio interno
  6. O elevador Ersatz
  7. A cidade sinistra dos corvos
  8. O hospital Hostil
  9. O espetaculo carnivoro
  10. O escorregador de gelo
  11. A gruta Gorgônea
  12. O penúltimo perigo
  13. O fim
  Lemony Snicket é um ótimo autor. Criou uma história, em 1999,  diferente de tudo que existia na época, e do existe hoje. Onde os finais felizes são dificeis e árduos, mas não acho que sejam impossíveis. 

Os três primeiros livros da série viraram filme, "Desventuras em série".  Jim Carrey ficou perfeito no papel de Cond Olaf, e não consigo ler a Violet sem pensar no rosto de Emily Browning.

* heterônimo: personagem fictícia criada por escritores  cujo objetivo é tentar compreender e propagar diferentes maneiras de ver a realidade exterior/interior, tentando manter distância da visão da realidade ortônima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails