terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Água para Elefantes - Sara Gruen


Jacob Jankowski tem 93, vive em uma casa de repouso e não é muito bem humorado. A única companhia da qual ele realmente gosta é a da enfermeira Rosemary, uma moça solidária e boazinha,  a única que o entende. Insatisfeito com tudo, e com todos, o velhinho pensa muito, principalmente na sua velhice e em sua saúde. Mas alguma coisa muda quando o circo se instala perto da casa de repouso, pois velhas recordações voltam a habitar a mente do homem.

Quando tinha 23 anos, os pais de Jacob morreram enquanto ele estava fazendo as provas finais para ser veterinário. Arrasado, ele acaba pulando em um trem em movimento, pertencente ao "Esquadão Voador do Circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra" e, depois de algum esforço para conseguir ser contratado pelo circo, Jacob acaba virando o veterinário oficial. Ele logo é obrigado a  aprender a  hierarquia do circo, com todos os seus artistas, trabalhadores e animais, a como se portar diante do Tio Al, o dono nada correto do circo, e a obedecer August, o chefe do setor dos animais e marido de Marlena, a estrela do número dos cavalos. Jacob apaixona-se rapidamente pela moça e pela elefante Rosie, o animal que supostamente salvaria o circo e apenas ele pode ajudá-las a fugir desse lugar que éao mesmo tempo é fantástico e perigoso.

"Água para elefantes" é excepcional. O enredo é ao mesmo tempo comovente, divertido e tranquilo, os personagens são fantásticos e a forma como Sara Gruen escreve, em primeira pessoa, aproxima o leitor e faz com que a história fique cada vez mais interessante. O livro fala de coisas simples, da amizade e dos riscos que surgem quando queremos proteger aquilo que amamos, sejam  humanos ou animais e da aceitação da velhice. Não posso deixar de mencionar que adorei Jacob com seus 93 aninhos, tão rabugento e enjoado como todos nós iremos ficar. Concluindo, livro indicadíssimo. Estou louca para ver o filme!


2 comentários:

  1. Acabei de ler ele, achei muito bom... realista! Amei o final... Quero assistir ao filme loucameeente!

    Blog bacana, parabéns!! =)

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler ele, achei muito bom... realista! Amei o final... Quero assistir ao filme loucameeente!

    Blog bacana, parabéns!! =)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails