domingo, 27 de fevereiro de 2011

Morte de Tinta


Morte de tinta me surpreendeu realmente. Adorei o desfecho que Cornelia Funke deu a história de Mo e Meggie e gostei ainda mais o incrível Mundo de Tinta e seus integrantes. Me senti uma amiga de Meggie e posso dizer que aprofundei muito na história, não ligava para nada enquanto lia o livro, ele era o meu foco.

Nesse ultimo volume, Mo terá que acabar de vez com o domínio de Cabeça de Víbora e seus comparsas, Farid terá que suportar Orfeu,  Meggie sentirá  falta de Farid mas terá outra companhia, Doria. Já Resa tentará conquistar a atenção de sua filha,Violante  gastará todas as suas energias tentando resgatar Ombra, e Dedo empoeirado será lembrado por todos.

Dos três livros, este foi o que mais me prendeu e o  que mais goste. "Morte de Tinta" finalizou com chave de ouro a trilogia, não me decepcionando em nenhum aspecto. Gostei dos livros pois não enrolaram muito, por mais que fossem grossos, tiveram uma continuidade coerente. Acredito que "Mundo de Tinta" é uma das melhores trilogias já escritas.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Cabana - William P. Young

Um livro que fala de dor, amor e o que Deus quer de nós. A Cabana é simplesmente lindo. Mack teve sua filha brutalmente assassinada, e mesmo depois de quatro nada o consolava. Porém uma bilhete chega a sua casa, aparentemente ela foi escrita por Deus, convidando-o a ir a cabana encontrá-lo. Sem ter mais o que fazer, Mack acaba indo a Cabana, sem saber ao certo o que vai encontrar.

Por mais que muitos não tenham gostado, "A Cabana" me emocionou muito e se tornou um livro marco em minha vida. São poucas as pessoas que ainda não leram o livro, mas percebo que ele não sai dos "Mais vendido", e olha que foi lançado em 2008. Não sei porém, o porque de muitos não gostarem do livro. Pelo que vejo e ouço,o que prejudicou foi o final.. Mas para mim, este ponto foi crucial, pois explicou tudo (Só lendo para entender..). Assim, acredito se você ainda não leu "A Cabana", é essencial para seu histórico literário lê-lo. Mesmo que não tenha religião ou não acredite muito em Deus,leia, talvez mude os seus conceitos.

Finalizo essa resenha com uma constatação. Na sinopse original do livro, vem escrito "As respostas que Mack encontra vão surpreender você e podem transformar sua vida de forma tão profunda quanto transformou a dele. Você vai querer partilhar este livro com todas as pessoas que ama". Ganhei este livro e emprestei para muitos entes queridos. Acho que a sinopse tem razão, partilhei o livro com muitas pessoas que amo.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Avalon High

"Avalon High", da nossa queridíssima Meg Cabot, é divertido e muito fofo. O livro conta a história de Ellie, que se muda e tem que estudar numa escola chamada Avalon High. Lá conhece Will, um charmoso esportista, presidente de turma, lindo, bondoso, ou seja perfeito. Mas o garoto possui uma namorada, Jennifer, que não se desgruda de Lance, o melhor amigo de Will. Nessa confusão toda, Ellie começa-rá a perceber as semelhanças entre os que a rodeiam e  a historia do Rei Arthur, e começa a tentar desvendar esse mistério.

O livro é fantástico! Bem elaborado, fácil de  ler, criativo, enfim, muito bom. Me  peguei muitas vezes rindo por causa do livro, e o li  muito rápido. Mesmo quando se tem alguma afinidade com a historia do Rei Arthur o livro não decepciona, mas pode estragar algumas surpresas ao seu final, mas mesmo assim vale a pena lê-lo.

O livro possui uma continuação, mas em Manga! "Avalon High, A Coroação - A Profecia de Merlin". Este já me decepcionou um pouco, pois é rapido e não revela quase nada. Termina com um  "Continua...". Eu não consegui adquirir a continuação  do Manga na Internet ( eu sei que é feio baixar livros, mas fazer o que?), então eu não sei como termina... Assim, eu preferiria que a continuação do primeiro livro fosse feito em prosa, seria mais emocionante.

Outra coisa, também virou filme, da Disney. Mas parece que só passa no canal, e ainda não chegou no Brasil.



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sangue de tinta

Continuação de Coração de Tinta, "Sangue de tinta" é muito mais intenso que o primeiro volume da série. Desta vez, ninguém sai de dentro do livro, pois Meggie, Mo, Resa, Farid e Dedo empoeirado entram no livro Coração de Tinta. Assim, Meggie conhecerá o lugar que ela vem sonhando a tanto tempo: As ruas de Ombra, a Floresta sem Caminho, os esconderijos dos saltimbancos, o Castelo da Noite. Também dará de cara com personagens cada vez  mais curiosos: Príncipe Negro; Bailarino das Nuvens; Cosme, o Belo; o temível Cabeça de Víbora e a mulher de dedo empoeirado, Roxane.

Dedo Empoeirado, por sua vez, se mostra muito mais simpático e bondoso, talvez porque agora está em seu lar. Acho ele adorável, junto com Farid melhor ainda. Aliás, o menino  e Meggie começam um romance inocente, tão fofo! Dentro do livro, lingua encantada e sua turma terão que fugir das maldades e tentar mudar a história com as palavras de Fenoglio, e a voz de Meggie, o que poderá não dar muito certo. Já Elinor e Darius continuarão no mundo real, mas não muito confortáveis.

Assim, recomendo "Sangue de Tinta". Um livro mágico e  bem escrito, daqueles que valem a pena ler.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Entrevista com o vampiro- Filme

Ultimamente anda se falando muito de vampiros, mas os bonzinhos, que se apaixonam por uma humana, e não gostam de matar e blablaba. Mas hoje vou falar de um vampiro mal, que gosta de beber sangue humano e se divertir com sua comida. Lestat, esse é o seu nome. Onde ele está? Em "Entrevista com o vampiro". Mas hoje vou falar da adaptação para o cinema, já que ainda não tive a oportunidade de ler o livro de Anne Rice

O filme é maravilhoso, mesmo não tendo nada de romance, mas sim suspense. Começa com Louis (um vampiro) sendo entrevistado por  um jornalista e contando sua historia. Foi mordido em 1776 , por Lestat, no inicio não gostava muito de sangue humano, mas teve que comer por necessidade. Os dos necessitavam de uma companhia, e Lestat acabou mordendo Claúdia, uma criança doente por causa da Peste. Os séculos foram passando, houve brigas com Lestat, com Cláudia, com outros vampiros. O mundo mudou, o cinema surgiu e ele pode mais uma vez ver o por do sol Mas agora ele está sozinho, solitário.

Adorei o filme, com todas as minhas forças, e não vejo a hora de ler o livro, e nem os outros 10 livros escritos pela autora envolvendo a trama. Mas se você ainda não está convencido de ver o filme, vou te dar algumas razoes para isso

1- Interpretando Louis, temos ninguém menos que Brad Pitt. Já Tom Cruise é Lestat e temos até Antonio Banderas como Armand. é ou não um sacrifício ver o filme?

2- É bom as vezes esquecer um pouco dos atuais vampiros. É  legal vê-los puxando sangue, transformando os outros, sendo maus.

3- A história é muito boa e o final melhor ainda. A trama prende e o filme não cansa. é uma boa alternativa para se entreter.

Mas uma coisa me decepcionou, mas não o filme, é uma coisa que percebi nele. Ele tem muitas semelhanças com "Crepúsculo". Muitas mesmo. Uma delas é que Louise não queria sugar sangue humanos, então foi comer ratos, mas não dava a mesma energia nem tinha o mesmo gosto. Tudo bem, pensei, pode ser uma conhecidência. Mas vieram mais. Os vampiros possuíam alguns dons, entre eles ler pensamentos, não se podia criar vampiros criança, etc. Não sei se Stephenie Meyer pegou algumas ideias, ou se isso ta na mente de todas as escritoras, mas que é esquisito é.

Creio que muitos já tinha visto o filme, já que é de 1994. Quem não viu, veja, e preste atenção na ultima musica "Sympathy for the devil", Guns N" Roses, e procure sua tradução. Sensacional!


quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Livros que vou ler...

Ano passado fiz um Post com os livros que desejava ter, e não é que consegui todos... Esse ano vou postar os livros que quero, e vou ler. São livos de autores com nome, que desejo ler a muito tempo, mas não tomo coragem por serem grandes e complexos. Mas esse ano garanti a mim mesma que vou ler, nem que seja a ultima coisa que faça. Mas claro que não posso esquecer  dos livros atuais que quero ler, por isso também vao estar na lista
  • Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago
"Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O "Ensaio sobre a cegueira" é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos". 

Já vi o filme, e achei fantastico a mensagem que passa, por isso quero ler o livro.

  • E o vento levou..-Margaret Mitchell

"Um  relato apaixonante sobre a guerra civil norte-americana, a aristocracia sulista que ela abala e transforma, e a coragem de uma mulher que nunca se deixou vencer. Conheça a linda e tempestuosa Scarlett O Hara e o irresistível Rhett Butler, que a ama ao longo de todas as suas provações. Conheça a doce Melanie, o honesto Ashley Wilkes e os muitos outros personagens que habitam a esplendorosa fazenda Tara. Leia a história de amor que já emocionou milhões de pessoas no mundo inteiro, imortalizada na tela pela beleza de Vivian Leigh e o charme de Clark Gable."
  
Desejo ler  também desde que vi o filme. O problema é que tem 962 paginas.. Será que aguento? Acho que sim, eu não li o volume unico do Sewnhor dos Aneis, porque não ler esse.

  • O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë
"Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais belas de todos os tempos, O morro dos ventos uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas. "

Quero ler esse livro a muito tempo, não tem nada a ver com Crepúsculo, adianto.

  •  Laranja Mecanica - Anthony Burgess
 "Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo."


Outra vez, eu vi o filme. E sim, é um choque. Creio que não conseguirei le-lo esse ano, mas vou tentar.


  • A Batalha do Apocalipse  - Eduardo Spohr 
"Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final.

Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo.
"

Além de ser um livro interessante e atual, A batalha do Apocalipse é de um escritor brasileiro. Devemos prestigiar isso.

  • Os homens que não amavam as mulheres - Stieg Larsson
"Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não mavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genaial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.
Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.
Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente"

Quero ler os tres livros. Parece muito legal... 


  • Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski
 "Publicado em 1866, Crime e Castigo é a obra mais célebre de Fiódor Dostoiévski. Neste livro, Raskólnikov, um jovem estudante, pobre e desesperado, perambula pelas ruas de São Petesburgo até cometer um crime que tentará justificar por uma teoria: grandes homens, como César e Napoleão, foram assassinos absolvidos pela História. Este ato desencadeia uma narrativa labiríntica que arrasta o leitor por becos, tabernas e pequenos cômodos, povoados de personagens que lutam para perservar sua dignidade contra as várias formas da tirania."

Não me pergunte porque quero ler. Só me parece legal.


Agora, vamos ver se consigo lê-los. Vai ser um desafio e tanto. 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails