terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Quarto

Sinopse
"Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar."

"Quarto" é um os livros mais chocantes e tocantes que já li. Primeiramente, a história é narrada pela visão de Jack, o menininho de 5 anos que não sabe conjugar o verbo trazer, adora o desenho "'Dora, a aventureira" e que nunca saiu de um quarto. Jack é encantador e ingênuo, como qualquer criança de cinco anos, mas de uma maneira mais intensa por causa de sua condição. Sua mãe é um mulher forte, amorosa e criativa, que em meio a tanto sofrimento fornece ao filho estudo, brincadeiras e amor.  

O livro explica a história com mais clareza ao decorrer da narrativa principalmente o motivo do confinamento. Isso torna, ao meu ver, a autora Emma Donoghue sensível e inteligente, pois ela não joga toda a tristeza de uma vez só, mas faz com que o leitor entre na vida de mãe e filho vagarosamente ao mesmo tempo que  descobre a vida dos dois em seu devido tempo.   

O livro consegue trazer todos os sentimentos de um ser humano a tona. Amor, ódio, pena, justiça, fraqueza, sensibilidade, ... Todos os personagens reagem de uma forma diferente ao "quarto". Entretanto para Jack, aquele é o seu mundo e será difícil fugir dele, mesmo estando no "lá fora".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails