quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um pouco mais sobre... C.S.lewis

Biografia
 Nascido na ilha de Irlanda, Clive Staples Lewis cresceu no meio dos livros da seleta biblioteca particular de sua família, criando nesta atmosfera cultural um mundo todo próprio, dominado por sua fértil imaginação e criatividade. Os seus pais (Albert J. Lewis e Florence A. H. Lewis) eram cristãos anglicanos. Quando Clive tinha três anos decidiu adotar o nome de "Jack", nome pelo qual ficaria conhecido na família e no círculo de amigos próximos.
Sua educação foi iniciada por um tutor particular, e mais tarde no Malvern College na Inglaterra. Em 1916, aos 18 anos de idade, foi admitido no University College, em Oxford. Seus estudos foram interrompidos pelo serviço militar na Primeira Guerra Mundial. Em 1918, retornou a Oxford. 
Durante a Primeira Guerra Mundial ele conheceu um outro soldado irlandês chamado Paddy Moore, com quem travou uma amizade. Os dois fizeram uma promessa: se algum deles falecesse durante o conflito, o outro tomaria conta da família respectiva. Moore faleceu em 1918 e Lewis cumpriu com o seu compromisso. Após o final da guerra, Lewis procurou a mãe de Paddy Moore, a senhora Janie Moore, com quem estabeleceu uma profunda amizade até à morte desta em 1951. Lewis viveu em várias casas arrendadas com Moore e a sua filha Maureen, facto que desagradou o seu pai. Por esta altura Clive já tinha abandonado o cristianismo no qual fora educado na sua infância.
Ensinou no Magdalen College, de 1925 a 1954, e deste ano até sua morte, em Oxford. Foi professor de Literatura Medieval e Renascentista na Universidade de Cambridge. Em Oxford conheceu vários escritores famosos, como Tolkien, T. S. Eliot, G. K. Chesterton (que o ajudaram a voltar à fé cristã) e Owen Barfield. 
Tornou-se popular durante a II Guerra Mundial, por suas palestras transmitidas pela rádio e por seus escritos, sendo chamado de "apóstolo dos céticos", especialmente nos Estados Unidos. Suas palestras tocavam profundamente seus ouvintes da rádio BBC de Londres. Na sua última palestra denominada "O Novo Homem", Lewis disse: "Olhe para você, e você vai encontrar em toda a longa jornada de sua vida apenas ódio, solidão, desespero, ruína e decadência. Mas olhe para Cristo e você vai encontrá-Lo, e com Ele tudo o que mais você necessita." Lewis morreu em 22 de novembro de 1963. 

Obras
C.S. Lewis escreveu cerca de 30 livros não ficcionais, 17 livros ficcionais, incluindo a série "As crônicas de Nárnia" e algumas poesias.
 
Minha opinião 
C.S.Lewis ganhou meu coração apenas com "As crônicas de Nárnia". É um livro tão simples, tão criativo, tão genial que ao lê-lo sinto que o autor era um homem bom, sincero e amável. Um homem que encontrou um meio fácil e singelo para mostrar a todos que a bondade e o amor existem em todo ligar, seja em Nárnia, ou em nosso mundo.
 
Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/C.S.Lewis

Um comentário:

  1. Aprendi a gostar de C.S.Lewis depois, de por acaso, ter lido o livro “CRISTIANISMO PURO E SIMPLES”..depois disso mtos dos outros livros, q me ajudaram a escapar do ateismo…mas gostaria de ler sua autobiografia “SUPREENDIDO PELA AELGRIA”, como posso obeter? teria como alaguem me enviar pelo menos em PDF? meu e-mail é:
    pedro_mendes.prof@hotmail.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails