domingo, 29 de abril de 2012

Crime e Castigo



Sinopse:
"O Romance Crime e Castigo (1866) seria de expectativa para uma legião de leitores fascinados com o destino de Raskólnikov, estudante e homicida perseguido pela memória de seu crime. Raskólnikov, paupérrimo, resolve matar uma miserável e inútil usuária, para salvar a si próprio e a sua família, comete o crime, mas logo se vê obrigado a assassinar outra pessoa, inocente, e sai sem ter roubado nada, as dúvidas o devoram, seu duelo de conversas com o comissário de polícia destrói-lhe os nervos, e por fim, confessa o crime a uma prostituta que lhe mostra o caminho do arrependimento e do Evangelho. Dostoiévski identifica o problema central dos limites da liberdade da ação humana, mas também sugere as possibilidades de redenção pelo crime."


Crime e Castigo é  tenso, pesado e complexo. O texto pede toda a atenção do leitor, e a história, ao meu ver, poderia ser resumida em umas 100 paginas, muito menos do que as 555 paginas que ele possui. O livro é um clássico mundial, muito bem escrito e estruturado, porém é uma leitura difícil e sua história pouco chamativa, mesmo com a reflexão sobre o valor do homem e seus pensamentos em relação a vida. E quantos pensamentos... Uma aula de sofrimento e de como se livrar dele.

Este livro não é para qualquer um. Acho que não consegui absorver nem cinquenta por cento de seus ensinamentos. Custei a criar coragem para lê-lo e quando finalmente o terminei , fiquei felicíssima. Afinal, não são todos os livros que conseguem me conquistar. Recomendo "Crime e Castigo" apenas àqueles que possuem coragem e ânimo.

Um comentário:

  1. Olá, Susi! Eu estou querendo muito ler este livro, pois no "O mundo de Sofia", o autor cita e recomenda ler "Crime e castigo"...

    Beijos

    Amanda

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails