domingo, 8 de abril de 2012

O retrato de Dorian Gray

Dorian Gray é um jovem inocente, doce e lindo, que após a morte do avó muda-se para Londres e herda o patrimônio do falecido. Amigo de Basil, um artista da alta classe, ele logo se vê como modelo principal e único do pintor. Porém, a influência de Lorde Henry, um idealizador da vida e dos prazeres, acaba por levar Dorian a um caminho sem volta, onde a beleza e a juventude são mais importantes do que a própria alma do indivíduo.

"O diário de Dorian Gray" foi uma história que me fascinou desde que conheci. Sempre soube o enredo central, li adaptações, mas custei a achar o livro verdadeiramente escrito por Oscar Wilde. Bom, como era de se esperar, não me decepcionei com um livro que retrata de forma simples, mas ao mesmo tempo inteligente, a ideia da superficialidade e ignorância humana. O retrato pintado por Basil sofre todas as consequências das atitudes de Dorian e sua alma é cada vez mais corrompida, mas ele continua belo e jovem, o que na sua concepção é o mais importante.  

Vários filme já foram adaptados, cada um com um propósito e um foco diferente. No mesmo dia que terminei o livro, fui ver o mais recente estrelado pelo lindo Ben Barnes, de 2009. A adaptação possui muitas diferenças, com trechos mudados ou adicionados a história, mas a ideia central se mantêm. Recomendado, filme e livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails