domingo, 2 de setembro de 2012

Forrest Gump - O Contador de Histórias

Idiota:
Idiota é um termo com origem no grego "idiotes" que significa "pessoa leiga, com falta de habilidade profissional" por oposição àqueles que desenvolviam algum trabalho especializado. Na acepção original, idiota designava literalmente o cidadão privado, alguém que se dedicava apenas aos assuntos particulares em oposição ao cidadão que ocupava algum cargo público ou participava dos assuntos de ordem pública.
O termo evoluiu de forma algo depreciativa para caracterizar uma pessoa ignorante, simples, sem educação. Popularmente, um idiota é um indivíduo tolo, imbecil, desprovido de inteligência e de bom senso.
Forrest Gump é considerado um idiota, um homem que nasceu com retardamentos mentais, sabe sobre seu problemas e tenta conviver com ele e com a exploração do resto do mundo. Forrest passou por muitos locais, viu de tudo e suas histórias são quase inacreditáveis. Ele foi de tudo: universitário, jogador de futebol americano, soldado na guerra do Vietnã ,jogador de ping-pong, astronauta, jogador de xadrez, lutador, ator, e enquanto fazia tudo isso tinha sempre sua amada Jenny no pensamento e em suas ações. 

"Forrest Gump - O Contador de Histórias", escrito por Winston Groom é um livro simples, fácil de ler e muito vezes inimagináveis. Confesso que já vi o filme estrelado pelo perfeito Tom Hanks, porém livro e filme são diferentes. O filme foca mais no Gump muito inocente e sua busca por Jenny, com um final diferente do livro. Já este conta mais de seus relacionamentos, mostra um Forrest mais malandro e que sabe de suas pecualiridades. Suas amizades são valiosas, incluindo a orangotango Sue, sua amiga quase inseparável. Mas o filme conseguiu me prender mais que a obra literária, talvez pelas atuações e os adicionais dramáticos presentes.

O que mais gostei na história de Forrest foi a percepção de como todos nós somos idiotas em alguma hora, afinal não somos perfeitos. O persongem principal tinha suas necessidades, mais na maior parte do tempo ele mostrou possuir mais senso de sociedade e inteligência que muitos políticos, militares e amigos. Como ele mesmo disse "Vou dizer uma coisa: ser idiota não é nenhuma caixa de chocolates. As pessoas riem, perdem a paciência, são mesquinhas com você." Precisa ser idiota para as pessoas rirem,  perderem a paciência e serem mesquinhas com você? Não, basta apenas ser humano.

Pequenas considerações:
  • Esqueça "Corra forrest, corra!". Isso não está presente no livro. 
  • O filme é melhor que o livro. Como já disse, faltou um pouco de sentimento ao ler a história. 
  • Se você nunca viu o filme, vá ver pois é a melhor atuação de Tom Hanks. Mas assista também "O terminal", "A espera de um milagre" e tenha paciência com "Náufrago". 
  • Melhor frase do livro: "Bem, mas e daí? Posso ser um idiota, mas na maior parte do tempo tentei fazer a coisa certa. E sonhos são apenas sonhos, não são? Assim, independente de qualquer outra coisa que pudesse ter acontecido, acho que posso olhar pra trás e dizer que, pelo menos, não levei uma vida monótona. Entendem o que quero dizer?"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails