quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O estranho mundo de Jack


"O estranho mundo de Jack”, 1993, é uma animação que a primeira vista é um pouco sombria. Dirigido por Henry Selick e produzido e co-escrito por Tim Burton, o filme traz a história de Jack Skellington, ”O rei das abóboras”.  Morador da “Cidade do Halloween”, onde vivem criaturas como bruxas, vampiros e fantasmas, Jack é o centro do Dia das Bruxas, a festa que acontece anualmente no lugar. Porém o esqueleto está cansado da rotina, e deseja alguma coisa diferente para ocupar seu tempo. Assim, em uma noite após a festa, Jack sai andando pela floresta tristonho, e encontra uma árvore com um símbolo de Natal. Ao entrar nela, ele chega a um mundo diferente do dele, cheio de luzes, felicidade e paz. Era a “Cidade do Natal”.

Jack volta para casa e tenta explicar aos habitantes da cidade o que seria o Natal, porém nem ele mesmo consegue definir o que seja, mesmo assim, ele toma o Natal para si e depois de ler livros sobre a festa e fazer experiências loucas resolve mandar três crianças malvadas sequestrar Papai Noel, ou para ele “Papai Cruel”. As crianças acabam mandando o Bom Velhinho para o covil do Bicho Papão, que adora brincar de joguinhos com suas presas. Além disso, acaba tomando o lugar do Bom Velhinho. E agora, quem vai salvar o Natal?

Ao estilo de Tim Burton, bem fantasioso e sombrio como “Alice no país das maravilhas” ou “Edward mãos de tesoura” o filme foi feito utilizando-se stop - motion, uma técnica de animação que consiste em fotografar quadro a quadro, e depois montar para dar a impressão de movimento. A maioria das vezes é usada massinha para fazer a história. No caso deste filme foi utilizado, por exemplo, cerca 227 bonecos, com Jack possuindo cerca de 400 cabeças, uma para cada expressão. Com muita música e humor, o filme é uma boa opção para toda a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails