sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

On the road - Jack Kerouac

"On The Road" é um misto de prazer e depressão. Isso é o melhor que posso afirmar sobre esse livro que é um simbolo da a geração beat dos Estados Unidos. Mas tenho certeza que alguns vão se perguntar, o que é "geração Beat"? Pois bem, a Wikipédia nos ajudará nesse aspecto:

Geração beat (Beat Generation, em inglês) ou movimento beat é um termo usado tanto para descrever a um grupo de artistas norte-americanos, principalmente escritores e poetas, que vieram a se tornar conhecidos no final da década de 1950 e no começo da década de 1960, quanto ao fenômeno cultural que eles inspiraram (posteriormente chamados ou confundidos aos beatniks, nome este de origem controversa, considerado por muitos um termo pejorativo). Estes artistas, levavam vida nômade ou fundavam comunidades. Foram, desta forma, o embrião do movimento hippie, se confundindo com este movimento, posteriormente
Dessa definição você pode extrair muita coisa, mas o resto, você só entende lendo a história. Jack Kerouac utilizou-se de suas viagens pela estradas dos EUA e do México, na maioria das vezes em companhia de Neal Cassady, para compor o livro, onde os personagens principais, Sal Paradise e Dean Moriarty ( baseados em Jack e Neal) estão sempre viajando. Eles não se satisfazem com a monotonia, Dean principalmente, que chega a se encontrar com duas mulheres ao mesmo tempo sem saber com quem realmente quer ficar. Ele pede até que Sal transe com uma delas, Marylou. A visão que o livro passa é de que os personagens não conseguem ser felizes estáticos, eles necessitam de diversão e euforia, de algo mais na vida do que apenas casar, trabalhar e ter filhos. A rotina não é necessária e toda vez que ela aparece, o caos reina.

Mas o que eu mais gostei no livro é o espírito de Sal e sua aspiração por poesia. Gostei da forma como ele buscava isso, mesmo nas horas ruis. Quanto a Dean, por mais que o cara quisesse ser livre, e tudo mais, ele era incapaz de pensar nos outros isso acaba causando um certo afastamento dele e do leitor. Ele se torna alguém patético.

"On the road" não é uma leitura fácil, não é legal o tempo todo e pode decepcionar. Mas não consegui não gostar do livro, afinal ele é um marco da literatura e tem muitas partes loucas e divertidas, além de apresentar toda uma história de vida por trás.  Kerouac publicou alguns livros antes, mas não fez sucesso como este. "On The Road" foi escrito em 3 semanas, em rolos de papel colados com fita adesivas, sem paragrafo algum. Depois de muitas editoras rejeitarem, ele acabou sendo obrigado a editar o livro para conseguir publicar.

Jack morreu aos 47 anos, de cirrose. Era de se esperar. Mas mesmo com toda essa doideira de vida, ele conseguiu deixar seu marco no mundo. Para conhece-lo um pouco mais, selecionei 2 vídeos: uma entrevista com o próprio e sua biografia, pela rede globo. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails