sábado, 5 de janeiro de 2013

Resposta Certa


Quando vi a sinopse de "Resposta Certa" a primeira vez, junto com todas notas que a editora "Intrínseca" publicou na capa e nas folhas iniciais do livro, realmente me animei com toda a história do desafio universitário e tudo mais. Porém, quando cheguei ao fim do livro, me perguntei por que David Nicholls escreveu esse livro. Decepcionante demais.

Brian Jackson acaba de entrar na universidade, bobo e desorientado, e conhece Alice, a típica patricinha rica. Ela o leva para chalés, tomar café, o convence que gosta dele e ao mesmo tempo não lhe dá a devida atenção. Ao mesmo tempo em que é feito de bobo pela moça, Brian tenta manter sua relação de amizade com Spencer, estudar para as provas, dar atenção a mãe, mas tudo sem ter nenhum resultado, sem nenhum crescimento. Como plano de fundo de todas as esquisitices do moço, temos o "Desafio Universitário", algo que deveria ser sua salvação mas que apenas o deixa ainda mais atordoado.

A história do livro se mostrou um pouco cansativa, com várias voltas e sem um fim convincente. As relações dos personagens não tiveram a profundidade desejada, as ações equivocadas e burras de Brian foram irritantes. Acho que poucos personagens principais foram tão lesados como o deste livro. Talvez o final do livro agrade alguns, mas não consegui gostar também, mesmo seguindo a mesma linha do resto da história.Faltou algo.

"Resposta certa" não é nada daquilo que promete ser. É cheio de piadas engraçadinhas, mas não conseguiu convencer o leitor principalmente por causa dos personagens clichés e chatos. Brian conseguiu me irritar do início ao fim, Alice despertou foi nojo, enquanto os amigos de Brian me deixaram indignada por serem tão sem noção. Talvez a única personagem que tenha ganhando minha simpatia foi Rebecca, por ter um caráter legal e mantê-lo durante todo o livro.

Se eu gostei de alguma coisa no livro foi as perguntinhas e respostas no inicio de cada capitulo. Achei bem criativo fazer isso.

PS- Agora, para vocês que querem ter outra opinião, achei uma resenha muito interessante que concorda e discorda da minha, vale a pena dar uma olhada:
http://www.nemumpoucoepico.com/2012/07/resposta-certa-de-david-nicholls/

PS- Foi adaptado pela HBO para a TV. Nome: "Garoto nota 10". Parece mais legal que o livro.

Um comentário:

  1. Bom dia Susi!

    É muito bom encontrar conteudo como o do seu blog.

    A literatura nos enriquece, nos leva aos 4 cantos da terra ou mais.
    Nos faz imaginar, sorrir, refletir...
    Eu estou refazendo este caminho de leitor...
    Dois dias atras estva justamente comentando com uma amiga como é dificil ter com quem conversar sobre determinado livro ou tema. As pessoas, em sua maioria, andam muito superficiais.
    Muito bom conhecer o mundo de pessoas como você.
    Ótimo espaço que você criou aqui.

    Musica para hoje:

    "Everybody Wants To Rule The World"
    Tears For Fears

    Cuide-se bem Sempre!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails