domingo, 24 de fevereiro de 2013

O Último Reino

Sempre tive curiosidade de ler um livro de Bernard Cornwel. Queria ler mesmo a série "As crônicas de Arthur", mas por enquanto tive em mãos apenas "O Último Reino", o primeiro livro das Crônicas Saxônicas, e descobri que talvez esse não seja um caminho pelo qual eu queira seguir. Ou talvez sim, quem sabe?

Para explicar melhor esse impasse vamos ao livro. Eu gostei dele, realmente. O narrador, em primeira pessoa, passa uma certeza e leva você para dentro do livro. Uthred conta sua história desde criança, como foi capturado por um dinamarquês e inserido em uma cultura viking, como mesmo sendo escravo ele ganhou a confiança dos lideres e como Alfred, o chato rei de Wessex, influenciou em sua vida.

A guerra entre os pagões e os cristão são mencionados a todo o momento do livro. O que achei super interessante foi como o autor consegue contar a história das batalhas no território britânico e do rei Alfred, pela visão do personagem principal no livro. Poderíamos dizer que é uma aula de história um pouco mais colorida e interessante.

Agora, vamos ao porque de eu estar com um pezinho atrás para continuar com os outros volumes. Há muitas batalhas e eu, como leitora, as vezes tenho grande problemas em conseguir prestar atenção nelas. Mesmo com grande descrições, eu acabo  voando e quando percebo está tudo explodindo, os barcos já estão navegando, cabeças rolaram e muita gente morreu. Mas pelo menos sempre sei quem morreu e quem ganhou a batalha, não prejudicando nada da história propriamente dita. 

Então, como disse anteriormente, eu fico na dúvida se continuo ou não a ler a saga. As descrições das batalhas são tão bem feitas e merecem ser lidas com toda a minha atenção, elas são uma das principais características do livro e não seria justo não prestar toda a atenção nelas. Se não consigo lê-las, porquê pegar o livro? 

Mas por um lado, isso é bom, mostra que livros trazem sempre desafios para nós. Só devemos descobrir um jeito de vencer eles. Alguma dica?

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails