domingo, 23 de junho de 2013

As vantagens de ser invisível


Você alguma vez já se sentiu infinito? Charlie já. Ele é um jovem de 15 anos que após a morte de um amigo, fica um pouco desestabilizado psicologicamente. O garoto é sensível, amoroso, adora ler livros e deseja ser um escritor futuramente. Sabemos todas essas características e desejos pelas cartas que ele manda a um remetente desconhecido, onde conta tudo o que acontece em seu dia, refletindo sobre cada momento e  detalhe.

Mas sua vida ganha mais "ação", digamos assim, quando Charlie conhece os dois irmãos: Sam e Patrick. Os dois são mais velhos e experientes, dando ao garoto a oportunidade de conhecer mais do mundo. Bebidas, drogas, festas, momentos diferentes e simples, com pessoas diferentes e interessantes. Entretanto, mais do que tudo isso, os irmãos oferecem à Charlie a amizade e a atenção de que ele tanto necessita. Poderíamos dizer que Sam  é uma garota diferente, excêntrica e independente, que desperta sentimentos românticos no garoto. Enquanto Patrick  se torna um companheiro indispensável. 

A outra parte da vida de Charlie é sua família. Sua mãe amorosa, seu irmão jogador de futebol, sua irmã com problemas constantes com o namorado e seu pai atencioso, mas distante. É interessante observar como o autor no leva a conhecer profundamente os personagens sem nós percebermos, com suas ações e as lembranças de Charlie. 

Nada no livro é imposto, acaba que configuramos em nossa mente o que está acontecendo e  nós avaliamos se isso é certo ou errado. Charlie só vive sua vida, não julga, não reclama. Um verdadeiro observador ingênuo e discreto que muitas vezes se torna invisível. 

"As vantagens de ser invisível", escrito por Stephen Chbosky é um livro diferente, principalmente pelo conteúdo. Não é um livro qualquer, bobo e adolescente. É uma história que consegue transpor todos os sentimentos de um jovem de 15 anos para as palavras. Todos os seus pensamentos, suas sensações e lembranças. Tudo que realmente o jovem Charlie imagina e deseja, todos os seus momentos mais importantes, todas as vezes que ele se sente "Infinito". Depois desse livro, todos nós vamos querer nosso momento infinito. 

P.S. Quem ainda não viu o filme, veja. É bem fiel ao livro e muito divertido. 

P.S. Referências à livros clássicos e "The Rocky Horror Picture Show" deixa a história ainda mais interessante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails